"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer, tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; tempo de matar, e tempo de curar, tempo de derrubar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir, tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras, tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder, tempo de guardar, e tempo de lançar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz."
Eclisiastes 3:1a8
Todo o Tempo do Mundo - Rui Veloso
Tempo Certo - PG
“Um professor entra numa sala de aula, olha os alunos e coloca 1 pote de vidro em cima da mesa, estes sem nada perceberem observam atentos.
O professor começa por encher o pote com bolas de golfe, e no fim pergunta: “Acham que cabe mais alguma coisa?” Todos eles responderam: “Não”. Então o professor continua, pega num saco de feijões e enche o pote, no fim volta a perguntar: “E agora, acham que cabe mais alguma coisa?” Mas obteu a mesma resposta: “Não”. Logo de seguida coloca dentro do pote areia, acabando desta forma de encher os espaços que ainda existiam, e torna a perguntar: “Acham que cabe mais alguma coisa?” E mais uma vez os alunos respondem: “Não”. Finalmente, o professor observa-os e coloca dois cafés dentro do pote. E um aluno pergunta: “Onde quer chegar com tudo isso? O que significa?” É então que o professor explica! Este pote é a nossa vida, o nosso tempo, e para que tudo caiba nela, temos de saber encontrar o equilíbrio entre o que é importante e o que é supérfluo. Imaginem que as bolas de golfe são aquelas coisas tão importantes como, a família, o lar, o AMOR,os amigos, o trabalho, as relações, aquilo que nos alimenta
o coração e a alma. Que os feijões são todos os nossos cuidados com o corpo, como a saúde, a alimentação, o descanso, o lazer, a diversão. E que a areia são as coisas supérfluas como, as compras, as viagens, o querer estar na moda, etc.. Se ocuparmos todo o nosso tempo com coisas supérfluas, jamais teremos tempo para as coisas realmente importantes; assim como se nos preocuparmos de mais connosco também não teremos tempo para os outros.
Um aluno levanta-se e pergunta: “Então e os cafés?” E o professor responde: “Mesmo quando desejamos que o dia tenha mais umas tantas horas, por acharmos que não temos tempo para tudo, conseguimos sempre ter tempo para tomar um café com um
amigo.”
Anónimo
Seleccionado por Dina Lourenço (Voluntária da ADRA)
“O nosso tempo pertence a Deus. Cada momento é Seu, e estamos sob a mais solene obrigação de aproveitá-lo para a Sua glória. De nenhum talento que nos concedeu requererá Ele mais estrita conta do que de nosso tempo. (…) Cristo considerava precioso todo momento, e assim devemos considerá-lo. A vida é muito curta para ser esbanjada. (…) Muitas crianças e jovens dissipam o tempo que poderia ser empregado no desempenho de ocupações domésticas, o que mostraria interesse amoroso no pai e na mãe. (…) A vida de Cristo, desde os mais tenros anos, foi uma vida de fervorosa actividade. Não vivia para satisfazer-Se. Era Filho do Deus infinito, não obstante trabalhava com Seu pai José na carpintaria. Seu ofício era significativo. (…) É nosso modelo. Os pais devem ensinar aos seus filhos o valor e o bom uso do tempo. Ensinai-lhes que é digno esforçar-se para fazer algo que honre a Deus e abençoe a humanidade. Mesmo na infância podem ser missionários para Deus. (…) A falta de ocupação e de propósito inabalável abre a porta para milhares de tentações. (…) Qualquer que seja o ramo de trabalho em que estejamos empenhados, a Palavra de Deus nos ensina a não ser "vagarosos no cuidado", e a ser "fervorosos no espírito, servindo ao Senhor". Rom. 12:11. "Tudo quanto te vier à mão para fazer, fazei-o conforme as tuas forças" (Ecl. 9:10), "sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis." Col. 3:24” Ellen White, Parábolas de Jesus.
Este vídeo é um bom exemplo de como podemos aproveitar o tempo:
Christiane Simões
28 anos, Educadora de Infância
"O presente é a sombra que se move separando o ontem do amanhã. Nela repousa a esperança." Frank Lloyd Wright
Bruno Calhau
24 Anos, Operário Fabril
Tu que inspiraste tantas obras e vivências,
que trazes contigo desgraças e doenças
sem deixares para traz lucidez e experiências
és temido pela tua teimosia e indiferença.
Tu que me levaste o que me era querido
e só me deixas com a pior das saudades
De outros tempos que não tenho vivido,
mas relembrado com muito pouca vontade.
Vais-me cansando aos poucos com a tua nostalgia
Que tortura e mágoa e nunca passa!
Eu que só te queria de volta e só me dás retrofilia...
Devias deixar de contar, ajudavas muita gente,
aqueles que vivem sem raça
e a mim, que estou farto de ouvir esse tic-tac diligente.
Iuri Gaspar
21 Anos, Designer de Comunicação